Quando perdemos alguém, começamos a vivenciar o processo de luto. Muitas vezes, em um momento tão delicado, encontramos na fé um apoio para encontrar paz e aceitação para superar o luto.
Entenda como cada religião lida com a morte e o processo de luto:
Catolicismo
A doutrina católica acredita que quem morre está numa dimensão espiritual melhor, também acredita que o falecido está bem, feliz e continua amando os que ficaram. Há também a crença de que um dia todos irão se reencontrar com seus entes queridos.
Protestantismo
Doutrina também cristã e que vive uma crescente no país, o protestantismo acredita que há uma segunda vida após a morte, onde todos darão conta do que fizeram. A religião acredita em céu e inferno, e reconforta com a esperança de uma vida ao lado de cristo, após a morte, onde todos irão se reencontrar.
Espiritismo
O espiritismo acredita que a morte não é uma adeus, mas um até logo. A religião acredita que o espírito pode reencarnar várias vezes e os reencontros sempre acontecerão, seja durante os períodos de emancipação da alma ou durante o sono físico, em forma de sonhos.
Budismo
No budismo, acredita-se que o indivíduo precisa treinar sua mente durante toda a vida, para estar sereno na hora da morte. A religião acredita em reencarnação e evita o sofrimento e o choro, buscando o equilíbrio e a positividade, para que a alma do ente querido vá em paz.
Islamismo
Para os seguidores do islamismo, a morte é uma passagem para a vida eterna. Todos serão julgados, e quem fizer o bem irá para o céu, já quem fizer o mal irá para o inferno. Após a morte, o corpo perde o significado.
Judaísmo
No judaísmo a morte não é o fim da vida, apenas do corpo, já que a pessoa é a alma, e a alma é eterna. Para os judeus, a alma pode voltar à terra em outro corpo para terminar sua missão.
Santos dos últimos dias (Mórmon)
Os mórmons acreditam que a morte não é o fim, mas um passo adiante no plano celestial. A religião diz que ao morrer o espírito seguirá aprendendo os ensinamentos de Deus, para assim progredir e encontrar seus entes queridos no reino celeste. Uma vez que os espíritos dos familiares se encontrarem, ficarão unidos para sempre.